Uma peregrinação ao santuário sagrado de Shri Mata Vaishno Devi Ji é considerada uma das peregrinações mais sagradas de nossos tempos. Popular no mundo como Moonh Maangi Muradein Poori Karne Wali Mata, que significa, a Mãe que realiza tudo o que seus filhos desejam, Shri Mata Vaishno Devi Ji reside em uma caverna sagrada localizada nas dobras da montanha de três picos, chamada Trikuta (pronunciada como Trikoot). A caverna sagrada atrai milhões de devotos todos os anos. Na verdade, o número de Yatris que visitam o Santuário Sagrado anualmente agora ultrapassa um crore. Isso se deve à fé inabalável dos devotos que lotam o Santuário de todas as partes da Índia e do exterior.
A Caverna Sagrada da mãe está situada a uma altitude de 5200 pés. Os Yatris têm que realizar uma caminhada de quase 12 km do acampamento base em Katra. No ponto culminante de sua peregrinação, os yatris são abençoados com os darshans da Deusa Mãe dentro do Sanctum Sanctorum - A Caverna Sagrada. Esses darshans têm a forma de três formações rochosas naturais chamadas de Pindies. Não há estátuas ou ídolos dentro da caverna.
Os Darshans estão abertos 24 horas ao longo do dia.
Desde o ano de 1986, quando o Conselho do Santuário Shri Mata Vaishno Devi (comumente chamado de Conselho do Santuário) foi formado, a administração do Santuário e a regulamentação do Yatra foram atribuídas ao Conselho. O Conselho realizou uma série de atividades de desenvolvimento com o objetivo de tornar o Yatra uma experiência confortável e satisfatória para os Yatris. O Conselho continua a reinvestir nas ofertas e doações recebidas para levar nossas melhorias em vários tipos de instalações Yatri.